Jornalista: Pessoal temos um problema, depois daquele pequeno acidente onde ocorreu a morte de 3 pessoas, nossa empresa está com a imagem ruim na mídia.
Relações Públicas: Mídia? E as comunidades externas e internas não contam?
Publicitário: Claro que contam, afinal de contas eles também compram nossos produtos.
Relações Públicas: Vender, vender... Vocês não pensam na comunidade interna, integrada...
Jornalista: Claro que eu penso, vamos integrar ainda mais a relação da nossa empresa com a imprensa, precisamos recuperar a nossa imagem.
Publicitário: Vamos reconstituir nossa imagem, vamos fazer uma propaganda!
Relações Públicas: E a identificação do público?
Jornalista: Eu faço um release!
Relações Públicas: Vocês estão desvirtuando os conceitos da comunicação.
Publicitário: RP me traz um café?
Relações Públicas: Prefiro fazer um evento.
Comunicador Institucional: Acalmem-se pessoal, podemos usar todas as idéias. Nessa crise temos que investir na comunicação interna, restabelecer a identidade da empresa a partir da comunicação integrada para depois restabelecer o relacionamento com a comunidade externa e a mídia, que também são extremamente importantes. Temos que comunicar todos os segmentos de públicos.
Jornalista: Nossa não tinha pensado nisso!
Comunicador Institucional: O.K. Jornalista faça um release, ou melhor, deixa que eu faço e você copia alguns trechos. Publicitário... Crie alguma coisa. E RP me traz um café e algumas bolachas. Eu gerencio tudo, isso sim é o que eu chamo de comunicação
integrada.